top of page

A Dificuldade de um Homem Ser Defensor da Causa Feminina no Brasil

Uma das resoluções que tomei para o ano corrente foi de ser um árduo defensor da causa feminina no Brasil.


Não como já fazia, apenas sendo simpatizante.


Mas escrevendo a respeito, usando minha (pouquíssima) influência para conscientizar quem está próximo do absurdo que é o machismo, infelizmente cada vez mais presente em nossa sociedade.


Garanto que é tarefa inglória.


Ser defensor da causa feminina, no Brasil, é denunciar homens trogloditas, brucutus, violentos, egoístas, verdadeiros facínoras.


Mas ser defensor da causa feminina, no Brasil, também é criticar severamente mulheres subservientes, submissas, sem amor próprio, que defendem seus algozes e que são irresponsáveis com a própria vida.


A primeira das tarefas, é louvada.


A segunda, é criticada.


Uma moça em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, quer recomeçar a relação marital com um cafajeste que lhe deu cinco tiros.


Se tenho compromisso com a causa feminina, é minha obrigação moral criticá-la veementemente.


Várias mulheres “abrem mão” de trabalhar fora de casa, para virarem “donas de casa”, se submetendo à tirania econômica de maridos.


Se tenho compromisso com a causa feminina, é minha obrigação moral criticá-las veementemente.


O goleiro Bruno é objeto de veneração de mulheres, homens também.


Se tenho compromisso com a causa feminina, é minha obrigação moral criticá-las veementemente.


Daí, “o feitiço vira contra o feiticeiro”, sou eu que viro alvo de críticas, das mulheres.


Elas acham que eu deveria “passar o pano” para mulheres que reforçam o machismo na sociedade.


É triste, porque nos desanima a seguir com a causa.


Mas, ao menos, é democrático.


Agora, o que não é democrático é uma delas escrever para mim que “você não tem nada a ver com isso, você não é mulher, você não pode imaginar o que as mulheres passam!”.


Como é que é?


Eu não tenho nada a ver com isso?


Por que sou homem?


Eu não tenho nada a ver com isso, mesmo tendo duas filhas, duas enteadas, esposa, mãe, irmã, sogra?


Eu não tenho nada a ver com isso, ao ver tantas mulheres assassinadas?


Eu não tenho nada a ver com isso, ao ver tantas mulheres violentadas?


Eu não tenho nada a ver com isso, ao ver tantas mulheres humilhadas?


Vocês mulheres, se bastam para lutar pela causa, e não querem apoio de homens?


Me desculpem, mas não concordo com isso.


E não concordo, sobretudo, que queiram cercear minha liberdade de expressão!


E digo que continuarei fazendo o que faço, em prol da causa feminina, denunciando tanto o machismo de homens repugnantes, como denunciando, também, o machismo de mulheres subservientes.


Porque a luta contra o machismo não é uma luta das mulheres, é uma luta de todos!


E, às mulheres que criticam homens que denunciam machismo de mulheres, recomendo compreensão.


Vocês precisam de aliados para causa, e não que os aliados se recolham.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page