A Luta de Boxe do Século
- Luis Filipe Chateaubriand
- 12 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Em 1974, George Foreman era campeão mundial dos pesos pesados de boxe.
Alto, fortíssimo, grande envergadura, excelente pegada, soco demolidor, ótima forma, jovem, parecia invencível.
Em 1974, Mohamed Ali, ex Cassius Marcelus Clay, era o desafiante ao título dos pesos pesados.
Envelhecido, decadente, não tinha mais a agilidade de antes, tinha sido preso, tinha lhe sido retirado o título de campeão mundial dos pesos pesados, havia sido derrotado por Joe Frazier (posteriormente derrotado por Foreman) ao tentar recuperar o título.
Pois os dois se confrontaram, em 1974, pelo título de campeão do mundo dos pesos pesados – Foreman como absoluto favorito, Ali, como azarão.
Mas Ali não estava morto....
Tinha a sua estratégia, composta de:
· Enquanto Foreman ia do hotel para o treinamento, e vice versa, Ali se valia de seu incrível carisma para interagir com o povo – por quem vocês acham que 90 % dos 40 mil presentes no estádio de futebol no dia da luta torcia?
· Ali sempre proferia, antes e durante a luta, frases ofensivas e provocadoras para Foreman, com o intuito de lhe irritar, fazer com que o oponente perdesse o foco.
· Alia sabia que Foreman não estava acostumado a lutas longas, pois ganhava as lutas por nocaute nos primeiros rounds; então, se prolongasse a luta, suas chances aumentavam; era preciso aprender a apanhar pois, assim sendo, Foreman bateria, Ali não cairia, e a luta se prolongaria, aumentando as sus chances; e só se aprende a apanhar... apanhando, razão pela qual Ali orientou seus sparrings a lhe baterem muito, sem piedade, para aumentar a resistência a apanhar.
Assim, no dia da luta, tal foi: Diante de um estádio que quase todo torcia por Ali, de um Foreman que se desestabilizava perante as provocações do oponente e de um luta que se prolongava, depois de Foreman muito bater, cansou e foi jogado à lona no oitavo round.
Ali era campeão mundial dos pesos pesados novamente, depois de lhe roubarem o título por ter se recusado a ir à Guerra do Vietnã.
Estratégia pura, mais do que a força.
Como um verdadeiro campeão!
Comments