A Novela "Roque Santeiro"
- Luis Filipe Chateaubriand
- 4 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Na pequena cidade de Asa Branca, na Bahia, toda a dinâmica social dá-se em torno de Roque Santeiro.
Anos antes, Luis Roque Duarte, o Roque Santeiro, coroinha da Igreja e fazedor de imagens sacras, de santos, morreu defendendo o povo de Asa Branca.
A partir de então, virou mártir da cidade, um santo, tal qual os que fazia.
Asa Branca passa a ser alvo de atenção, do périplo de muitos turistas, para alegria do vendedor de bugigangas religiosas Zé das Medalhas (Armando Bogus), do prefeito Florindo (Ary Fontoura), e , principalmente, do latifundiário Sinhozinho Malta (Lima Duarte).
Sinhozinho Malta está noivo da Viúva Porcina (Regina Duarte), assim chamada por ter sido noiva de Roque na juventude, só que isso não aconteceu de verdade, é uma mentira contada pela dupla para a sociedade, razão pela ela "era sem nunca ter sido".
Só que não!
Luiz Roque Duarte (José Wilker), o Roque Santeiro, não morreu lutando contra os bandidos forasteiros, ele surrupiou obras sacras da Igreja para ter dinheiro, para se mandar e fazer a vida na cidade grande.
E, 17 anos depois, está de volta, e se defronta com o mito que criaram sobre ele, e com a realidade de que, para quase todos, ele é mais útil morto do que vivo.
Obra prima da televisão brasileira, atuações de gala de Lima Duarte, Regina Duarte, José Wilker, Armando Bogus, Ary Fontoura, Heloísa Mafalda, Yoná Magalhães, Arnaux Rodrigues, Paulo Gracindo, Fábio Júnior, dentre outros.
Comments