top of page

A Rivalidade entre Portela e Beija Flor

Esta semana, postei no Facebook, na Quarta Feira de Cinzas, que tanto fazia a campeã ser a Viradouro ou a Grande Rio, a Beija Flor perdendo já estava de excelente tamanho!


Dois colegas de trabalho, moradores de Nilópolis, ficaram irados comigo, morador de Madureira.


Justifiquei criticando Anísio e Laíla, duas figuraras antipaticíssimas da escola da Baixada Fluminense, embora o segundo já tenha saído de lá, mas tenha longo histórico com a tricolor nilopolitana.


Essa rivalidade entre as agremiações de Madureira e Nilópolis já tem quase 50 anos.


O bafafá é o seguinte.


Até os anos 1970, a Portela, maior vencedora dos carnavais cariocas, emendava títulos com imensa facilidade, sendo pouco interrompida pelo Salgueiro, Mangueira e Império Serrano.


No entanto, a partir de 1976, a Beija Flor, comandada por Joãozinho Trinta, começou a abocanhar títulos em série, roubando o protagonismo da Portela.


Nas quatro décadas seguintes, a Beija Flor, que nada ganhava antes, muito ganhou, e a Portela, que muito ganhava, pouco ganhou.


Mal que comparando, é como se a Portela fosse o Botafogo e a Beija Flor, o Flamengo.


O povo de Nilópolis subiu no salto alto, marra absurda, e o povo de Madureira se frustou, ficou tomado pela cólera.


Quer saber, Beija Flor?


Perdeu!


Dá-lhe, Viradouro!!!



Com todo respeito.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page