top of page

A Teoria da Influenciação de Max Weber

Max Weber foi um sociólogo alemão que viveu no século XIX.


Dentre várias das suas contribuições teóricas, está a sobre os três tipos de influenciação social.


O primeiro tipo é a influenciação tradicional.


O pai de uma família tradicional é o chefe de uma comunidade, dele emanam todas as ordens, que devem ser obedecidas - quando o pai falece, o filho homem mais velho assume o papel.


Por ser considerado autoritário, alheia ao interesse coletivo e até desumana, Weber não considera este tipo de influenciação a ideal.


O segundo tipo é a influenciação carismática.


Determinado cidadão chega a uma comunidade e, com seu poder de convencimento, consegue obter uma série de adeptos, que estarão dispostos a lhe seguir os passos e as instruções - seja para o bem, seja para o mal - é um tipo de capacidade de influenciar que é conquistada.


Por ser dotado de subjetividade, podendo ser usado para o bem ou para o mal, esse tipo de influenciação também não é considerado ideal por Weber.


O terceiro tipo é a influenciação racional / legal / burocrática.


As organizações devem contar com um corpo de colaboradores qualificados, com formação adequada para exercerem seus ofício, a quem Weber chama de burocracia (em francês, bureau significa escritório, logo burocracia tem a ver com trabalho de escritório), que exercem suas funções com racionalidade e respeitando leis, regras e regulamentos.


Este tipo é considerado por Weber o tipo ideal.


Segundo Weber, os tipos não são puros e se misturam no tecido social.


E, como se vê, burocracia não é tão ruim com nos querem fazer crer.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page