top of page

A Trilogia “O Poderoso Chefão”, Obras Primas do Cinema

Nestes dias, em que muito se fala de cinema em função do Oscar, é apropriado lembrar da trilogia “O Poderoso Chefão”, do diretor Francis Ford Copola.


No primeiro filme da série, “O Poderoso Chefão”, de 1972, Don Vito Corleone (Marlon Brando) está prestes a “passar o bastão” dos negócios mafiosos da família para o filho Sonny (James Caan).


No entanto, este é assassinado e uma série de eventos aponta, então, para outro filho como sucessor, Michael (Al Pacino), que, a princípio, não queria se meter nos escusos negócios da família.


Dentre uma série de cenas célebres, a em que um produtor musical se defronta com a cabeça decepada de seu cavalo é inesquecível.


Oscar de melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator (Marlon Brando).


Em “O Poderoso Chefão 2”, de 1974, o jovem Michael Corleone (Al Pacino) já se tornou o chefe do clã, mas tem que lidar com uma série de traições, inclusive a de seu irmão Fredo (John Cazale) – que pagará o preço pelas desfeitas.


Entre uma série de cenas inesquecíveis, a do jovem Vito Corleone (Robert de Niro), mostrado em flashbacks, assassinando um rival do mundo dos negócios, é impactante.


Oscar de melhor filme, melhor diretor (Francis Ford Copola), melhor ator coadjuvante (Robert de Niro), melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor trilha sonora.


Em “O Poderoso Chefão 3”, de 1990, vemos um Michael Corleone (Al Pacino) envelhecido, diabético e querendo se livrar de todo o histórico de uma vida criminosa, mas, como ele mesmo se queixa, quanto mais ele quer sair, mais é puxado de volta pelos fatos.


Entre as cenas clássicas, a do escritório de reuniões alvejado por uma saraivada de balas lançadas de um helicóptero em pleno escuro da noite é sensacional!


Indicado a vários Oscares, não chegou a receber a estatueta.


O terceiro filme da série é muito bom, porém inferior aos dois primeiros, que são espetaculares!


Não assistiu ainda?


Está esperando o quê?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Коментарі


Post: Blog2_Post
bottom of page