top of page

As Mulheres no Futebol

Na Folha de São Paulo de ontem, 07 de Fevereiro de 2020, excelente texto de Renata Mendonça mostra como são diferentes os registros do futebol masculino e do futebol feminino, no Brasil.


A autora mostra que, desde que houve o primeiro Palmeiras x Corínthians no futebol masculino, em 1917, há registros de todos os jogos acontecidos.


A autora mostra, também, que, desde que houve o primeiro Palmeiras x Corínthians no futebol feminino, em 1997, os registros dos jogos do derby, no feminino, se perderam ao longo do tempo.


Triste retrato do futebol, em uma sociedade machista, em que o futebol de homens tem fartos registros, e o futebol de mulheres não tem registros.


Na mesma Folha de São Paulo, na mesma data, reportagem mostra os imensos empecilhos que existem para as mulheres afluírem aos estádios brasileiros.


É um tal de assédio sexual, de deboche a mulheres que estão sozinhas, de condições precárias dos banheiros, etc, que afastam as mulheres da assistência dos jogos de futebol.


Dentro disso tudo, algo é certo.


As mulheres não precisam do futebol.


Mas o futebol precisa das mulheres!


Seria interessante que os atores sociais envolvidos no futebol começassem a dar às mulheres o respeito e a atenção que elas merecem.


O setor teria muito a ganhar com isso.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Commenti


Post: Blog2_Post
bottom of page