top of page

Lembrando Lord Keynes

John Maynard Keynes é um economista que teve se destaque na primeira metade do século XX e foi o inspirador do "New Deal", programa econômico que salvou os Estados Unidos da bancarrota nos anos 1930.


Não se pretende aqui, transcorrer sobre a vasta obra daquele que este escriba considera o maior economista de todos os tempos, apenas se fazer pequenos apontamentos que parecem absolutamente essenciais.


Keynes preconizava que, quando um país entra em crise econômica profunda, é momento do Estado agir energicamente, criando ocupações para a população, remunerando-a, "fazendo a roda da economia girar".


Assim, o Estado deve provir de dinheiro a população, especialmente e população sem renda ou com pouca renda, que assim consome, que assim propicia ganho aos empresários, que assim pagam impostos, que assim provêm de recursos financeiro o próprio Estado.


É a roda da prosperidade.


Quando a crise fica superada, esta roda pode girar por si própria, o Estado não é tão necessário, pode ser recolher de forma parcimoniosa, permanecendo em setores estratégicos.


Será que isso tem algo a ver com a situação que estamos vivendo?


Cartas para a redação...

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Alegria na Vida da Gente

Já dizia Vinícius de Moraes que "é melhor ser que ser triste". Com efeito, enquanto a tristeza nos leva para um sentimento muito...

O Otimismo na Vida da Gente

É sem sombra de dúvidas que a pessoa otimista é mais saudável do que a pessoa pessimista. Quando se é otimista, o corpo e a mente...

A Gratidão na Vida da Gente

Imagine um casal. O marido é grato pelo que a esposa faz, pela forma que ela cuida da casa, cuida dos filhos, cuida da alimentação, pela...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page