Lembrando Lord Keynes
- Luis Filipe Chateaubriand
- 24 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
John Maynard Keynes é um economista que teve se destaque na primeira metade do século XX e foi o inspirador do "New Deal", programa econômico que salvou os Estados Unidos da bancarrota nos anos 1930.
Não se pretende aqui, transcorrer sobre a vasta obra daquele que este escriba considera o maior economista de todos os tempos, apenas se fazer pequenos apontamentos que parecem absolutamente essenciais.
Keynes preconizava que, quando um país entra em crise econômica profunda, é momento do Estado agir energicamente, criando ocupações para a população, remunerando-a, "fazendo a roda da economia girar".
Assim, o Estado deve provir de dinheiro a população, especialmente e população sem renda ou com pouca renda, que assim consome, que assim propicia ganho aos empresários, que assim pagam impostos, que assim provêm de recursos financeiro o próprio Estado.
É a roda da prosperidade.
Quando a crise fica superada, esta roda pode girar por si própria, o Estado não é tão necessário, pode ser recolher de forma parcimoniosa, permanecendo em setores estratégicos.
Será que isso tem algo a ver com a situação que estamos vivendo?
Cartas para a redação...
Comentarios