Manual Prático de Combate ao Racismo
- Luis Filipe Chateaubriand
- 27 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Na sociedade em que vivemos, é primordial o combate ao racismo, especialmente o racismo contra negros.
Três atitudes podem ser muito úteis, nesse sentido.
A primeira delas é que, sempre que lhe vier um pensamento racista à mente, analise-o, pense sobre ele, e o repudie; fazendo isso com constância, o hábito de pensar de forma racista vai de obliterando ao longo do tempo.
A segunda delas é enaltecer os personagens e pessoas negros que estão na nossa História, sempre que possível; Machado de Assis, Antônio Cândido, Mílton Cruz, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djanira Ribeiro, Flávia Oliveira, Abdias Nascimento, Lima Barreto, Zumbi dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Teodoro Sampaio, são tantos... Enalteça-os, fale sobre eles, mostre quem são; faça o próximo entender qual é o relevante papel do negro em nossa cultura.
A terceira delas é se furtar de emitir opiniões racistas e ofensas racistas; lhe fará bem à alma não incorrer em práticas tão detestáveis; se o silêncio é de ouro, calar-se sobre pensamento racistas, censurá-los, evita-los, é algo imprescindível para se combater o racismo.
Durante quase quatro séculos, a escravidão forjou um sentimento de ódio contra os negros; vamos desconstruí-lo, cada um fazendo a sua parte, porque negros construíram a maior parte da riqueza deste país e merecem respeito!
Comments