Melhorias para a Fórmula 1 - Pontuação
- Luis Filipe Chateaubriand
- 7 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Os critérios de pontuação existentes na Fórmula 1 são distorcidos, incoerentes e inconsistentes.
Não dá para atribuir coerência, por exemplo, ao fato do vencedor da corrida obter 25 pontos e o segundo colocado, 18 pontos.
Isso significa que, em termos de pontuação, dois segundos lugares valem muito mais que um primeiro lugar - um contra senso.
É preciso estabelecer critérios de pontuação em que as vitórias sejam valorizadas, para que os pilotos tenham "sede de vitória".
Assim propõe-se que a vitória valha 30 pontos, que o segundo lugar valha 15 pontos, que o terceiro lugar valha 14 pontos, que o quarto lugar valha 13 pontos, que o quinto lugar valha 12 pontos, que o sexto lugar valha 11 pontos, que o sétimo lugar valha dez pontos, que o oitavo lugar valha nove pontos, que o nono lugar valha oito pontos, que o décimo lugar valha sete pontos, que o décimo primeiro lugar valha seis pontos, que o décimo segundo lugar valha cinco pontos, que o décimo terceiro lugar valha quatro pontos, que o décimo quarto lugar valha três pontos, que o décimo quinto lugar valha dois pontos, que o décimo sexto lugar valha um ponto - com 30 pilotos participando das corridas.
Rever os critérios de pontuação na Fórmula 1, valorizando-se as vitórias, poderá fazer que mais pilotos lutem por vitórias, aumentando a competitividade das corridas.
Comments