O Filme "Tempo de Despertar"
- Luis Filipe Chateaubriand
- 16 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Em "Tempo de Despertar", o Dr. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital no Bronx, em 1969.
Neste hospital, encontra pacientes em estado catatônico, mas intui que estão apenas "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira apropriada, poderão ser "despertos", ou seja, levarem uma vida quase normal.
Estudando o assunto, descobre que o medicamento L-DOPA, usado em pacientes com Mal de Parkinson, pode ser o medicamento ideal para esses casos e, ao conversar com o diretor do hospital, consegue permissão para utilizar a medicação no paciente Leonard Lowe (Robert de Niro).
Leonard consegue melhorias impressionantes em seu estado mental e, assim, promove alegria e contentamento em seu entorno.
Logo, outros pacientes também passarão a ser tratados com L-DOPA, com bons resultados, para alegria de Sayer.
Infelizmente, os benefícios não perduram, pois efeitos colaterais do L-DOPA não sustentam as melhorias de Leonard e outros pacientes, que regridem ao estado anterior.
Grande filme, daqueles dramas que fazem a gente chorar à vera, é baseado em uma história real.
Robert de Niro merecia o Oscar de melhor ator, que só não veio porque a Acadamia já havia premiado Dustin Hoffmann e Daniel Day Lewis como melhores atores interpretando deficientes mentais nos anos anteriores.
Vale a pena assistir, você vai se emocionar!
Comments