O Racismo no Brasil
- Luis Filipe Chateaubriand
- 21 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
No Brasil, o racismo é histórico, pois desde o período da escravidão vemos negros sendo maltratados, achincalhados, vilipendiados.
No Brasil, o racismo é estrutural, pois está presente por todas parte, em todos os lugares, em ambos os sexos, nas diversas faixas etárias, nas diversas faixas de rendas.
No Brasil, o racismo é cínico, pois se faz de conta que ele é inexistente, mas ele está lá, escondido, camuflado, sendo muito pior que o racismo escancarado, pois a vítima não tem como se defender.
No Brasil, o racismo é excludente, pois os negros são submetidos a uma qualidade de vida inferior aos demais, têm salários inferiores, maiores dificuldades de serem empregados, menor acesso a serviços públicos.
No Brasil, o racismo é vergonhoso, pois maltratar os negros é algo que faz o país ser vergonha perante o mundo, sendo visto de forma torpe, indigna, maldita perante as demais sociedades.
No Brasil, o racismo é abjeto, e o assassinato de um negro no Carrefour de Porto Alegre retrata fielmente esta realidade, pois um branco não teria sido assassinado.
Ah, Brasil, quando aprenderás que vidas negras importam?
Comments